Sem categoria   29 de abril

Como recuperar carrinho abandonado: veja 5 estratégias!

por: uTrust Assessoria Remota

Como recuperar carrinho abandonado e transformar o lead em seu cliente?

Antes de tudo, essa é uma dúvida que também paira na cabeça de muitos infoprodutores.

Afinal, o lead viu a página do seu infoproduto, gostou do que você está oferecendo e resolveu comprar.

Logo após chegar à página de pagamento, ele até preencheu alguns dados.

 Mas, na hora de concluir a compra, por alguma razão, ele desistiu.

E então, como reverter essa situação?

Continue a leitura para conhecer 5 práticas que te ajudarão a taxa de abandono  de carrinhos!

Por que apostar na recuperação de carrinhos virtuais?

Talvez você já tenha se perguntado?

Por que recuperar carrinhos abandonados é uma tática vital para o meu negócio online?

Em primeiro lugar, porque precisa vender, é claro!

Mas, além disso, essa estratégia está relacionada ao Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Afinal, qual é o investimento necessário para levar um visitante até seu site e convencê-lo a adicionar um infoproduto ao carrinho?

No entanto, o usuário não efetiva a compra.

Em vez disso, ele deixa a página e vai embora.

O que acontece então?

Diante disso, você precisa reiniciar o ciclo de investimento novamente, para atrair um novo consumidor.

Ou seja, você terá que gastar mais dinheiro, a menos que consiga uma conversão logo de primeira, concorda?

Entretanto, há como recuperar carrinho abandonado e evitar prejuízos.

Principais causas do abandono de carrinho

De antemão, existem diversos fatores que distanciam o lead da finalização da compra.

Alguns estão associados ao funil de vendas.

Mas a maioria deixa de comprar seu infoproduto devido a problemas na sua página de venda.

Logo, listaremos a seguir, os erros mais comuns que fazem o seu lead abandonar o carrinho.

Confira!

Falta de segurança no site

A princípio, a falta de segurança é motivo para 19% dos compradores abandonarem o carrinho.

Se a página não oferecer um checkout transparente e nem exibir certificado de segurança, o usuário irá pensar duas vezes antes de concluir a compra.

Afinal, cair em golpes ou ter seus dados roubados é uma das principais preocupações dos usuários.

Meios de pagamentos limitados

Em geral, a maior parte dos infoprodutores oferece o cartão de crédito como forma de pagamento.

Porém, existem pessoas que preferem pagar por PIX, boleto ou débito.

Com isso, se o lead não encontrar o meio de pagamento que ele esperava dentre as opções, pode se frustrar e acabar desistindo bem na hora H.

Muitas etapas no processo da compra

Quando o usuário precisa passar por várias páginas até chegar ao pagamento, é provável que ele não tenha paciência.

Afinal, o que o lead espera é ter facilidade e agilidade ao realizar uma compra.

Instabilidade e falhas técnicas no site

Além disso, o abandono do carrinho também pode estar relacionado a falhas no site.

Por exemplo, se ele não é responsivo para dispositivos móveis, demora a carregar, é pouco intuitivo, etc.

Todos esses problemas são suficientes para prejudicar a experiência do usuário e espantá-lo para fora da página.

Como recuperar carrinho abandonado?

Agora que você já conhece as causas do abandono de um carrinho, é hora de saber como recuperar carrinho abandonado.

Existem várias estratégias para fazer isso.

A seguir, detalharemos 5 delas!

 Acompanhe!

1.     Envie e-mail marketing para recuperar carrinho abandonado

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para ajudar a recuperar carrinhos abandonados.

Segundo a Business Insider, e-mails enviados em até 3 horas após o abandono do carrinho, têm uma taxa de abertura de 40% e geram 20% de cliques.

Mas para alcançar esse resultado, você precisa enviar uma mensagem atrativa.

Além disso, também é necessário ofertar incentivos ao consumidor para que ele volte à página e efetive a compra.

2.     Passe segurança aos clientes

Conforme dissemos anteriormente, o usuário precisa se sentir em um ambiente seguro, ao navegar pelo seu site.

Portanto, invista em certificados digitais, como o SSL, para comprovar a credibilidade da plataforma e garantir uma compra segura.

Além disso, você também pode utilizar o depoimento de outros clientes para convencer os novos leads de que seu negócio é sério.

3.     Ofereça diversas formas de pagamento

Vale ressaltar que, para crescer vendendo infoprodutos, não basta oferecer produtos interessantes e preços atraentes.

É preciso ir, além disso, e pensar em todo o processo pelo qual o usuário irá passar até fechar negócio com você.

Sendo assim, para atirar mais clientes, amplie os meios de pagamento.

Recomendamos, inclusive, que você procure empresas parceiras de pagamento com as melhores condições adequadas à realidade do seu negócio e a dos seus clientes.

Quanto mais você facilitar nas opções de pagamento, mais vendas você terá.

Assim, as taxas de abandono de carrinho certamente deixarão de ser um problema para você.

4.     Torne o processo de compra mais simples possível

O consumidor digital quer praticidade e agilidade, lembra?

Então experimente otimizar o processo de compra.

Ou seja, diminua a quantidade de páginas antes de da conclusão da compra.

Para reduzir as chances de o cliente desistir, informe apenas o que for necessário, sem enrolações.  

Além disso, ofereça um processo de navegação intuitivo e simples.

Desse modo, os consumidores se encontrarão com maior facilidade nas páginas do seu negócio virtual.

5.     Como recuperar carrinho abandonado com remarketing?

Além das táticas que já mencionamos até aqui, fazer remarketing também é uma maneira eficiente de fazer o cliente retornar á sua página.

O remarketing consiste em exibir anúncios e conteúdos para as pessoas que já manifestaram interesse em seus infoprodutos.

Em outras palavras, assim como o nome sugere, significa “fazer marketing de novo”.

Funciona assim:

Você anuncia em outros sites para lembrar o cliente do produto digital que ele viu na sua plataforma de vendas e colocou no carrinho.

O objetivo é fazê-lo voltar e concluir a compra.

Assim, quando estiver acessando esses outros sites, verá o anúncio.

Enfim, é mais uma estratégia eficiente para aumentar a taxa de recuperação dos visitantes que abandonaram sua página de vendas e seu carrinho.

Viu só, como é possível recuperar carrinho abandonado?

Se ainda está com dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco!

Contamos com uma equipe remota especializada em recuperação de carrinho abandonado.

Conheça a uTrust!


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