Sem categoria   25 de novembro

Ser multitarefas pode atrapalhar seu desempenho

por: uTrust Assessoria Remota

Você já deve ter presenciado ou conhecido alguém que se vangloria de ser uma pessoa multitarefas. Mas você já parou para pensar se isso é realmente legal e produtivo?

Muitos pequenos empreendedores aprendem a tocar seu negócio dessa maneira: realizando várias demandas ao mesmo tempo, estando 90% do tempo conectado ao trabalho, sempre ocupando a mente com duas ou mais atividades.

De fato, toda pessoa, em algum momento da vida, já teve momentos em que foi necessário realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Mas quando isso se torna uma atitude rotineira, damos o nome de multitarefas (ou multitasking, em inglês).

De acordo com a consultora de marketing e autora do livro The Mindful Marketer, Lisa Nirell, em entrevista para a Forbes, realizar várias atividades ao mesmo tempo pode dar uma sensação de produtividade, mas é o contrário: geralmente a pessoa começa várias tarefas e não termina nenhuma satisfatoriamente.

É importante, então, rever o conceito de que fazer mais em menos tempo é melhor. Na maioria das vezes, isso causa problemas que podem não ser perceptíveis no curto prazo, mas que deixarão grandes consequências no futuro.

Como é ser multitarefas?

A pessoa multitarefas geralmente executa duas ou mais atividades ao mesmo tempo. E nem precisa ser algo tão complexo. Podem ser coisas simples, como enviar mensagens de texto durante uma reunião; navegar na internet enquanto está ao telefone e tomando nota de algo num caderno; ficar mexendo no celular durante uma atividade social; etc.

Geralmente, a sensação de estar “a todo vapor” faz com que essa pessoa se sinta mal por ter apenas uma coisa (ou nenhuma) para fazer. E é mais comum esse sentimento estar relacionado ao trabalho.

Entretanto, ser multitarefas mexe diretamente com o humor, estressa a pessoa e, em muitos casos, ela não tem controle sobre a memória e apresenta dificuldades em aceitar mudanças.

Além disso, a frequência constante de tantas atividades realizadas acarreta problemas no convívio social, uma vez que não há foco exclusivo para fomentar uma relação.

Os perigos de ser multitarefas

Quando se realiza duas ou mais tarefas simultaneamente, de forma rotineira, algumas consequências aparecem em curto prazo; outras demandam mais tempo, mas, no geral, é sempre negativo para a pessoa.

  • Desatenção: a falta de concentração traz problemas pessoais e profissionais, pois as conexões com as pessoas e o próprio trabalho passam a ficar superficiais;
  • Falta de foco: mais comum de se perceber, ela leva a erros bobos e constantes, pois informações importantes acabam se perdendo;
  • Ansiedade: hoje, é tratada como um distúrbio mental também ligado ao multitarefas, pois a pessoa acostumada a resolver diversas demandas ao mesmo tempo pode se sentir frustrada e ansiosa quando diminui o ritmo drasticamente e fica “sem nada pra fazer”, o que causa a ansiedade;
  • Maior gasto de energia: se uma tarefa, sozinha, demanda energia para ser realizada, quando diversas se somam, também acabam gastando mais energia da pessoa, o que causa a sensação de profundo cansaço e até insônia;
  • Burnout: uma das maiores causas de afastamento no trabalho, o Burnout acontece quando a pessoa não dá conta de tantas atividades e da pressão sobre elas;
  • Gestão do tempo: apesar de sentir que está economizando tempo, a pessoa multitasking leva mais tempo para concluir uma atividade do que se estivesse dando foco exclusivo a ela.

De fato, a mente humana consegue, sim, realizar com precisão duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. Entretanto, é impossível focar completamente em mais de uma. O que acontece, quando se está em modo multitarefas, é uma alternância rápida de foco.

No caso de um empreendedor multitarefas, as consequências de se fazer tantas coisas simultaneamente podem se estender ao campo financeiro também, pois há prejuízos quando a falta de foco e desatenção diminuem o desempenho do colaborador. Sem falar, é claro, nos afastamentos por ansiedade, depressão ou Burnout.

Dicas para reduzir as tarefas simultâneas

Agora que você conhece os perigos de ser multitarefas, que tal diminuir o ritmo e realizar as coisas com um pouco mais de atenção, cuidado e qualidade?

Separamos algumas dicas para começar:

Controle o uso dos dispositivos

É difícil perceber quanto tempo do dia nos dedicamos ao celular. Não é pouco… E geralmente paramos de fazer algo momentaneamente para checar mensagens, email, redes sociais, etc.

Nossa dica, para isso, é: reserve um tempo do dia para usar seu dispositivo exclusivamente; de preferência, um momento em que não esteja fazendo mais nada.

Dedique-se ao seu interlocutor

Muitas relações podem ser afetadas positivamente através do simples fato de saber ouvir o outro com atenção. Portanto não se distraia com dispositivos, atividades ou outros fatores durante uma relação social.

Dedique-se a ela e à mensagem que o seu interlocutor está comunicando.

Delegue tarefas

Pequenos empreendedores se tornam pessoas multitarefas muitas vezes porque não sabem delegar tarefas. Se soubessem, teriam mais tempo para cuidar de outros aspectos da vida, como família, saúde e bem estar.

Portanto pense e analise que atividades podem ser delegadas a outras pessoas. O atendimento, por exemplo, demanda muita atenção e energia, mas pode ser feito por uma equipe treinada.

Conte com uma assessoria remota

Hoje existem diversas opções de empresas que oferecem serviços de assessoria a empreendedores que precisam de mais tempo para focar no crescimento do negócio.

A Utrust é um ótimo exemplo. Ela oferece soluções personalizadas de acordo com a demanda de cada cliente, sempre com inovação e eficiência.

Pronto para diminuir o número de tarefas e aumentar o desempenho do seu negócio? Fale conosco e temos a solução!


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