Sem categoria   02 de junho

Atendimento a lançamentos digitais: como criar um processo eficiente

por: uTrust Assessoria Remota

Você precisa criar um processo de atendimento a lançamentos digitais que converta em vendas?

Bem, isso é o que todo infoprodutor espera.

Mas para atingir esses objetivos, você precisa de suporte especializado, já que é impossível dar conta de tudo sozinho.

Nesse sentido, vamos te mostrar como desenvolver um processo de atendimento para lançamentos que funcione e traga resultados efetivos.

Confira!

Conheça as etapas do processo de atendimento a lançamentos digitais

Antes de tudo, falaremos aqui sobre o lançamento clássico.

Ou seja, aquele que ocorre dentro do PPL (Pré Pré Lançamento), passando pelo CLP (Conteúdo de Pré Lançamento), até a semana de vendas.

Em geral, esse é um lançamento é maior, você pode adaptá-lo a outros tipos de lançamentos digitais como, Interno, Semente ou Passariano, que são lançamentos menores e mais curtos.

Agora, veja como montar um processo de atendimento aos leads, de acordo com cada etapa do lançamento:

1.     Semana de PPL

A primeira etapa é a de preparação para o lançamento.

Ou seja, é uma parte do processo de atendimento a lançamentos digitais, dedicada à criação de um relacionamento com a lista de contatos.

Para nutrir esse relacionamento, é necessário entregar algo de valor para a  sua base.

Sendo assim, você pode oferecer um artigo, um e-book, ou ainda chamar o lead para se inscrever e participar de um evento gratuito.

Quando se trata de um lançamento clássico, as semanas de PPL costumam ocorrer quatro ou três semanas antes da abertura de carrinho.

Portanto, ainda não é hora de falar em vendas.

Assim, é possível pegar os dados de contato do lead como, por exemplo, telefone e e-mail e criar um grupo de WhatsApp.

Logo, nesta fase o atendimento foca na criação desses grupos e elabora os scripts de mensagem para enviar aos leads durante o lançamento.

Enfim, enquanto recebem os leads, deixam tudo pronto para o lançamento.

2.     Semana de CPL

O CPL refere-se às captações do leads mais ativos e ocorre na véspera da abertura de carrinho.

Desse modo, todos que se inscreveram e entraram no grupo do WhatsApp vieram para a semana de CPL e receberão o conteúdo gratuito.

Geralmente a maioria dos experts costuma trabalhar com três CPLs.

Imagine um lançamento em que o CPL dure uma semana: na segunda-feira, você lança a primeira aula do CPL, na quarta-feira, a segunda aula e na sexta, a terceira aula do CPL.

Logo, são três CPLs.

Quando o expert opta por abrir o carrinho na segunda seguinte, ele manda o quarto CPL – o vídeo de venda.

Em geral, esse é o padrão, mas cada infoprodutor vai definir a melhor estratégia para seu lançamento.

Alguns, por exemplo, no lançamento semente, ao invés de fazerem três CPLs, fazem apenas um vídeo ao vivo.

Já em um lançamento interno, para trabalhar com um lead mais quente, não lançam todos os CPLs e vão fazer aqui somente o vídeo de venda.

Outros, por exemplo, no PPL, já fazem a captação já enviam os CPLs para a pessoa que se inscreveu.

Com isso, ela vai direto para a aula ao vivo e vídeo de venda; logo após já é direcionada para a abertura de carrinho.

Nesse caso, o CPL e a abertura de carrinho acabam acontecendo no mesmo dia.

Essa é uma semana em que a equipe de atendimentos entra em contato com os leads, enviando mensagem de boas-vindas, respondendo dúvidas pelo WhatsApp, nas páginas ou em comunidades de redes sociais.

Enfim, aqui é preciso coordenar a semana de lançamento e ficar atento a tudo o que está acontecendo.

3.     Semana de Abertura de Carrinho

Agora vamos falar da semana de abertura de carrinho, ou seja, quando o lançamento acontece de fato.

Em geral, a semana de abertura de vendas pode durar sete dias, mas esse período pode variar conforme a estratégia.

Aqui o lead já foi aquecido na semana de CPL, isto é, ele já conheceu o seu produto.

Portanto, nesta etapa do processo de atendimento a lançamentos digitais, a abordagem é feita de maneira mais ativa.

Afinal, é quando você começa a converter o lead para a venda.

Lembrando que o time de atendimento a lançamentos digitais deve construir uma narrativa focada em conversão.

Em outras palavras, os atendentes devem responder as perguntas do lead de forma estratégica para que ele não desista do seu produto.

Logo, o trabalho do atendimento inclui recepcionar os leads, tirar suas dúvidas, entregar os conteúdos.

A equipe também vai direcionar o consumo desses conteúdos para que o lead entenda mais sobre o seu produto.

Além disso, os atendentes também recebem os alunos que estão chegando, fazem o onboarding, o direcionamento deles para a plataforma do curso, além de entendem se eles estão conseguindo acessar e assistir as aulas.

Vale destacar que nesta etapa a atuação da equipe de atendimento ainda é essencial para ajudar a garantir que o aluno tenha uma boa experiência.

Por fim, o lançamento é fechado.

Mas em alguns casos, ainda pode-se usar estratégias de downsell, up sell ou cross sell para melhorar o resultado.

Mas o que cada um desses termos significa?

Downsell:

É uma estratégia utilizada quando o lead está prestes a desistir da compra. É uma oferta com algum desconto para chamar a atenção dele e gerar uma conversão.

Upsell

É quando o infoprodutor, além do produto principal que ele está vendendo, oferece ao lead outro produto considerado um upgrade de venda. Ou seja, uma versão mais sofisticada ou avançada, ainda que custe um valor mais alto. 

Cross-sell

 Trata-se de uma tática para persuadir o lead a comprar um produto complementar, aumentando assim, o ticket médio.

Por fim, vale pontuar que todas essas três estratégias exigem bastante atenção da equipe de atendimento.

No mais, todas as etapas precisam ser bem planejadas para que o atendimento melhore a cada lançamento.

E a propósito, se precisa de ajuda para aprimorar o atendimento aos seus leads e alunos, conte conosco!

A Utrust possui uma equipe remota treinada para prestar suporte em todas as etapas do lançamento de um infoproduto.

Saiba mais!


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