Sem categoria   24 de maio

Delegar: Mitos e Verdades

por: uTrust Assessoria Remota

Delegar tarefas é um desafio para você?

Então você não está sozinho, pois, muitos gestores também têm muita dificuldade em compartilhar parte de suas atribuições com alguém.  

Seja por insegurança e medo de que tudo dê errado ou ainda por não saber como fazer isso.

Em geral, esses são os principais motivos que impedem as pessoas de delegarem no seu dia a dia de trabalho.

No entanto, centralizar todas as atividades em você pode trazer grandes problemas.

Afinal, se você está sempre sobrecarregado, é provável que tenha se tornado um gargalo.

Você já havia pensado nisso?

Além disso, ainda há outra questão: se você costuma “abraçar” e executar todas as tarefas, como você consegue gerenciar o negócio?

A verdade é que você não dá conta de tudo! E está tudo bem, pois, você não tem mesmo que dar conta!

Então, de onde vem todo esse medo de confiar parte do seu trabalho a outra pessoa, equipe ou empresa?

Provavelmente ele surge dos diversos mitos que permeiam o assunto.

Entre eles está a mentalidade de que delegar é fugir da própria responsabilidade. Mas pensar assim é um erro enorme.

Então, para te ajudar a mudar esse mindset, trouxemos os principais mitos e verdade sobre delegação de tarefas.

Acompanhe!

1.     Ninguém faz do jeito que eu faço!

VERDADE!

De fato, ninguém vai fazer igual a você.

Contudo, isso não significa que as pessoas vão fazer de uma forma ruim, ok?

A princípio, muitas pessoas deixam de delegar porque têm medo de que as coisas não saiam exatamente do jeito delas.

Logo, para conseguir lidar com isso, você precisa mudar a sua forma de pensar.

Em primeiro lugar, é preciso entender a necessidade de dividir o trabalho e aceitar que as pessoas não fazem as coisas da mesma maneira umas que as outras.

Portanto, se você quer crescer, é melhor desapegar dessa ideia e focar naquilo que só você pode fazer.

Em segundo lugar, você precisa criar estratégias para treinar as pessoas.

Assim, elas terão condições de entregar bons resultados.

Aliás, é possível que elas façam o trabalho até melhor que você.

Afinal, enquanto você tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo, ela está se dedicando exclusivamente a uma determinada atividade.

2.     Delegar é caro!

MITO!

Apesar de esse ser mais um dos mitos sobre a delegação de tarefas, entendemos que essa percepção pode variar conforme a sua ótica.

Afinal, quando você começa o processo de delegar, isto é, quando você contrata uma equipe ou empresa para fazer algo que você já desempenha, é natural que a pessoa que está sendo treinada demore um pouco mais até pegar o ritmo.  

Logo, é provável que os resultados dessa atividade não sejam imediatos e, talvez você ainda não esteja com capital sobrando para esperar que isso aconteça.

Então, se você enxergar esses fatores a curto prazo, talvez chegue a ter uma visão distorcida do custo de delegar tarefas.

Mas, se você olhar a longo prazo, vai notar que na maioria das vezes o serviço se paga.

Como assim?

Basicamente, isso acontece porque quem delega fica livre para fazer coisas mais estratégicas e, assim, ajudar a aumentar a lucratividade do negócio.

Por exemplo: produzir mais, captar mais clientes, etc.

Ou seja, se analisar melhor, vai ver que delegar não é caro, pois, mesmo que o resultado demore um pouco para chegar, esse é um investimento que tem retorno garantido.

3.     Delegar fará a qualidade do meu atendimento cair!

MITO!

Essa é uma preocupação bastante comum e também muito compreensível de quem vai delegar.

A verdade é que durante a transição, é normal que você sinta um pequeno incômodo em relação à qualidade no atendimento do serviço prestado.

Afinal, delegar é passar uma tarefa que você já estava acostumado a fazer há muito tempo.

Ou seja, é algo que você já fazia do seu jeito e, agora será feito por uma nova pessoa, que desconhece o seu processo ou conhece muito pouco sobre ele.

Em contrapartida, essa será uma boa oportunidade para você desenhar ou até mesmo aprimorar o seu processo de atendimento ao cliente.

Sabia disso?

No fim das contas, o que era um problema para você, torna-se uma solução, já que, ao criar ou reestrutura o processo, você acaba descobrindo pontos de melhoria.

Ademais, essa perda de qualidade está diretamente ligada ao desempenho da equipe para a qual você irá delegar o atendimento.

Nesse sentido, existe uma série de táticas que você precisa adotar antes de passar o atendimento, como: treinamento adequado, clareza na comunicação com o cliente, supervisão e treinamentos contínuos.

4.     Vou precisar ficar o tempo todo monitorando!

MITO!

Bem, apesar de exigir supervisão e apoio da coordenação, o processo de delegar não precisa “sufocar” a pessoa que está sendo treinada.

Sabemos que alguns empreendedores e líderes têm dificuldade de confiar no processo que elas próprias criam.

Com isso, é comum que eles sintam a necessidade de acompanhar a equipe o tempo todo para garantir que tudo vai sair conforme o combinado.

No entanto, a supervisão e cobrança excessivas podem prejudicar o desempenho da equipe e até impactar negativamente os resultados do negócio.

Resumindo, se você confiar na sua equipe e tiver um processo bem organizado, você não precisa ficar monitorando o tempo todo.

Logo, essa afirmação não passa de uma crença limitante.

5.     O processo de delegar fará minhas vendas diminuírem!

MITO!

Esse também é um mito.

Afinal de contas, você terá uma pessoa dedicada à tarefa para a qual ela foi treinada.

 Além disso, ela terá supervisão e treinamentos contínuos, então, não há porque acreditar que suas vendas irão cair.

Muito pelo contrário! A tendência é que as vendas melhorem.

Na maioria das vezes o que acontece é que os gestores escolhem pessoas despreparadas e que cobram menos para realizarem o serviço.

E, acredite, essa definitivamente não é uma boa ideia.

Nesse caso, sim, suas vendas estarão correndo perigo.

6.     Se eu delegar, meus alunos e leads vão sentir a diferença!

VERDADE!

Seus leads e alunos de cursos virtuais já estão acostumados a falar com você todos os dias, e, por isso, sentirão a diferença no atendimento quando você trocar de equipe.

Entretanto, isso não é necessariamente algo ruim.

Até mesmo porque as mudanças fazem parte do processo de transição, que precisa ser pensado para minimizar qualquer transtorno.

Para isso, é fundamental contar com uma equipe capacitada e engajada, disposta a cumprir com os compromissos firmados com os clientes.

Em outras palavras, o cliente precisa sentir que a equipe se importa com ele, que está dando a atenção merecida e cuidando para melhorar a experiência dele com sua empresa.

Logo, é essencial alinhar todos os detalhes com a pessoa ou equipe que vai realizar o atendimento, desde o tom de voz, a forma de escrever um e-mail, uma mensagem de WhatsApp, enfim, tudo isso faz muita diferença.

Como a uTrust te ajuda a delegar:

Bem, agora que você acabou de ver quais são os mitos e verdades sobre delegar, esperamos que fique mais fácil para você começar esse processo.

Afinal, há tarefas que precisam ser delegadas para que sua empresa tenha condições reais de crescer.

Mas, sabemos que no início tudo é mais difícil mesmo.

A boa notícia é que podemos te ajudar, pois, a uTrust Assessoria Remota  já tem processos estruturados, além de bastante experiência.

Então, antes de delegar, converse com a gente!


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