Sem categoria   25 de novembro

Por que é importante manter um relacionamento com o cliente?

por: uTrust Assessoria Remota

O relacionamento com o cliente é, hoje, um dos aspectos mais visados pelas empresas em crescimento, pois elas entendem que a fidelização de um cliente já captado oferece menor custo do que a conversão de novos leads.

Segundo dados coletados pelo Zendesk, é de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual. Além disso, segundo a mesma pesquisa, o atendimento possui importância sumária na fidelização, pois 61 % dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.

Assim, empresas que se especializaram no atendimento tem ganhado destaque no mercado, oferecendo aos parceiros soluções que impactam positivamente no relacionamento com o cliente. É o caso da uTrust, que exploraremos neste artigo.

Continue sua leitura para entender melhor a importância dessa relação, tanto para cliente quanto para empresa.

O que é relacionamento com o cliente?

Relacionar-se com seu cliente é criar formas de manter uma conexão permanente entre seu negócio ou sua marca e seu consumidor.

É a maneira mais direta e eficaz de fidelizar o seu cliente, ou seja, torná-lo frequente em suas compras e menos propenso a escolher seus concorrentes, não interessa o motivo.

Afinal, é comprovado que um cliente fidelizado tende a consumir cerca de 67% a mais que novos clientes. O que significa, na prática, que é melhor ter pessoas ligadas à sua marca e ao seu negócio de forma permanente do que várias de forma rotativa.

Além disso, o sucesso de um relacionamento com o cliente cria defensores para sua marca, ou seja, clientes que falarão bem do seu negócio a outras pessoas ou mesmo na internet e redes sociais.

Se considerarmos que uma experiência negativa no atendimento é capaz de afastar definitivamente o cliente, receber apontamentos negativos na rede ou popularizar um atendimento ruim é verdadeiramente desastroso para qualquer empresa.

Para evitar isso e atingir as pessoas de forma humanizada e com assertividade, podemos seguir alguns passos.

Passos para um bom relacionamento com o cliente

Importante entender que os passos abaixo não obedecem a uma ordem cronológica, ou seja, podem ser feitos de forma simultânea.

Conhecer seu cliente: para atender bem, é necessário dispor de informações básicas sobre seu cliente, como nome, idade, gênero e profissão. Com isso, você consegue adequar sua linguagem rapidamente e aprofundar mais nos pontos em comum para investir no relacionamento com ele.

Acompanhar leads: os leads são seus potenciais clientes, que poderão fazer negócio com você muito em breve. Compreender os movimentos dessas pessoas é entender em qual ponto deve ser investido mais recurso e energia para converter esses leads em clientes.

Usar ferramentas de atendimento: ao entender quem é seu cliente e o que pode converter seus leads, você consegue personalizar os meios de contato da sua empresa, de forma a manter todas essas pessoas interessadas na sua marca e fortalecer o relacionamento com o cliente.

Priorizar a experiência do cliente: para garantir que o cliente esteja plenamente satisfeito e, quem sabe, até ter suas expectativas superadas, é preciso valorizar a equipe de atendimento e entender, assim, quais são as necessidades e sugestões realmente válidas vindas dos clientes.

Todos esses passos podem ser seguidos facilmente se sua empresa incorporar nos processos e nos valores os pilares de um bom relacionamento com o cliente, que são:

  • Pessoas: não apenas os clientes, mas os colaboradores envolvidos direta e indiretamente com a experiência do cliente;
  • Processos: as atividades que demandam mudanças para se adaptar ao foco no cliente;
  • Tecnologia: envolve automação e delegação de processos e atividades para aliviar sobrecarga de um setor e consequente aumento na produtividade.

Especialistas em relacionamento com o cliente

Para dar início à mentalidade de foco total no cliente e padronizar os processos que envolvem essa medida, é importante contar com o apoio de uma empresa especializada em relacionamento com o cliente.

A uTrust, por exemplo, desenvolve com a empresa parceira todos os processos relacionados ao atendimento, além de selecionar e/ou treinar seu time nessa área.

O Método uTrust prepara sua equipe para realizar o atendimento de forma humanizada e assertiva, mantendo o foco na fidelização durante todo o tempo.

Levantamento das perguntas frequentes

Nessa etapa, levantamos todas as perguntas que a empresa parceira costuma receber de seus clientes, leads e público geral. Qualificamos e contextualizamos todas elas, devolvendo para o time de atendimento com as respostas ideais.

Mapa de acesso ao conteúdo

Aqui, nosso relacionamento com o cliente mapeia o caminho que ele faz dentro da plataforma e para acessar seu conteúdo. Dessa maneira, compreendemos melhor a experiência dele dentro do seu ambiente, captando os dados necessários para tornar esse acesso ainda melhor e mais fluido.

Revisão por meio de feedbacks

Depois de aplicados os processos de atendimento e certificado o time, fazemos uma análise dos feedbacks recebidos e incorporamos novos ou suprimimos velhos processos; com foco, claro, no melhor atendimento e fidelização do cliente.

Conclusão

Hoje, manter um relacionamento saudável e próspero com o cliente é a chave para continuar fazendo negócios com ele e, claro, manter a empresa em funcionamento. Isso demanda, antes de tudo, conhecer seu cliente a fundo e criar processos que o transformem em defensor da sua marca.

Graças a empresas especializadas como a uTrust, o setor de atendimento pode ser delegado e, assim, ter todo o seu potencial explorado. E o melhor é que ela oferece soluções personalizadas de acordo com a demanda de cada cliente.

Dessa forma, o empresário ou empreendedor que busca fidelizar seu cliente encontra na uTrust uma forma confiável de alavancar seus resultados, partindo de um setor tão importante como é o atendimento.


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